segunda-feira, 6 de julho de 2009

EMBALAGENS E LETRAMENTO

A 5ª oficina, no dia 1º de julho, foi muito especial. Com o objetivo de introduzir os trabalhos e os estudos do TP4, que trata do letramento, levei um relato de uma atividade que fiz com meus alunos. Antes disso, ouvimos os relatos de duas cursistas muito especiais: a Dirlei e a Nilza. O relatos delas foram inspiradores para todos. A Dirlei fez um trabalho muito interessante com leitura de imagens e produção de texto. A Nilza apresentou uma experiência de estudo de texto argumentativo. A argumentação e a postura política está na veia da Nilza – e isso é muito bom.
***
Trabalho em uma escola que fica em uma comunidade bastante carente e meus alunos têm aulas normais de manhã e, à tarde, duas vezes por semana, têm aulas de reforço comigo. Portanto, são todos encaminhados para mim por apresentarem “dificuldades de aprendizagem”. A atividade que relatei consistia no seguinte:
Combinei com os alunos (são grupos de 6) de irmos juntos ao mercado perto da escola para, com a máquina fotográfica da escola, tirarmos fotos de embalagens de alguns produtos. Segundo a combinação, eles deveriam escolher produtos que possuíssem diferentes marcas, fotografar a embalagem inteira e, depois, em detalhe, os trechos que julgassem ser importantes para influenciar o consumidor.
“O sor paga um refri pra nós?”.
“Pago, se todos se comportarem” (alguns são umas pestes!).
No mercado, apenas observei e incentivei o início das fotos (eles estavam um pouco sem jeito, porque acharam que o dono do mercadinho ia ficar bravo). Depois das fotos, tomamos o refri com uns biscoitos na pracinha entre o mercadinho e a escola. Na sala, sentamos em volta do computador, passamos as fotos e eu fui fazendo algumas perguntas norteadoras para guiar a leitura.
1. Que informações chamam a atenção nessa embalagem?
2. Por que (ou como) essa informação se destaca? Como ela é construída?
3. Ela é realmente importante para o consumidor? Por quê?
4. Nos produtos concorrentes, as informações são as mesmas?
5. Em que se parecem/se diferenciam?
6. Que produto você prefere? Por quê?
Por fim, determinei que cada aluno inventasse uma marca para algum produto e confeccionasse sua embalagem. A atividade era, sobretudo, para as aulas ficarem menos chatas. Deu certo! Os alunos adoraram. E aprenderam muito! A atividade seria mais simples se fossem levadas embalagens vazias para a aula. É bacana também, mas, como eu tinha o computador na sala e queria dar uma volta com os alunos, preferi as fotos. Outra opção é utilizar os celulares dos alunos e, em grupos, cada um com um celular, analisar as fotos no próprio telefone. Nem preciso dizer que os alunos iriam adorar a ideia…

Um comentário:

  1. Bela atividade Cassiano!!
    Estou te enviando a bibliografia Teixeira,Carlos,E.J.A ludicidade na escola.Ed. Loyola, São Paulo.1995.
    Obrigada pelo acompanhamento no meu blog
    Aguardo os comentários!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir