segunda-feira, 6 de julho de 2009

Deus e eu no sertão

Nunca vi ninguém
Viver tão feliz
Como eu no sertão
Perto de uma mata
E de um ribeirão
Deus e eu no sertão
Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir
Deus e eu no sertão
Das horas não sei
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão
Trabalho cantando
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão
Não há solidão
Tem festa lá na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina
De volta pra casa
Queima a lenha no fogão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão
Deus e eu no sertão

Estudo da música DEUS E EU NO SERTÃO

1. A letra dessa música é mais descritiva ou mais narrativa? Explique.

2. Na segunda estrofe, o eu-lírico começa a descrição do “seu sertão”. Como é esse lugar, nas tuas palavras?

3. Observe os versos e responda às questões abaixo:

Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir

a) O adjetivo simplesinha, no diminutivo, tem intenção de menosprezar o substantivo casa? Por quê?

b) Como deve ser, na sua opinião, uma “casa simplesinha”, neste contexto?

c) Faça uma frase em que o adjetivo seja usado no diminutivo em tom pejorativo. Depois, faça outra frase em que o mesmo adjetivo seja usado sem esse tom.

4. No verso “De noite um show no céu”, a palavra show, embora seja um substantivo, serve para caracterizar um acontecimento.
a) Que acontecimento é esse?

b) Por que foi utilizada esta palavra?

c) Que outro termo poderia ser empregado (sem se preocupar com a rima)?

5. Observe as estrofes:

Das horas não sei
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão
Trabalho cantando
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão

a) A que se refere a expressão o clarão?

b) O que significa a expressão cuidar do chão? Por que, na sua opinião, o eu-lírico utiliza o verbo cuidar nesse verso?

c) Faça um desenho que ilustre a sequência dessas duas estrofes.

6. A descrição do ambiente sugere liberdade, ligação com a natureza e solidão. Que expressões mostram isso? Por quê?

7. As descrições nesta música destacam-se pelo “movimento”. Observe qual classe gramatical (substantivo, adjetivo, verbo…) ocorre com bastante frequência e explique por quê.

8. Na sua opinião, a letra dessa música poderia ser vista também como um poema? Por quê?

9. Você gosta desta música? O que o estudo dela faz reforçar o seu gosto?

Um comentário:

  1. Cassiano, o trabalho que você organizou com músicas ficou magnífico, dá vontade de participar de uma aula dessas, parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir