segunda-feira, 6 de julho de 2009

Você não vale nada mas eu gosto de você

Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Tudo que eu queria
Era saber por quê?!?
Tudo que eu queria
Era saber por quê?!?

Você brincou comigo,
Bagunçou a minha vida.
E esse meu sofrimento
Não tem explicação.
Já fiz de quase tudo
tentando te esquecer.
Vendo a hora morrer
Não posso me acabar na mão.
Seu sangue é de barata,
A boca é de vampiro.
Um dia eu lhe tiro
De vez do meu coração.
Aí não mais te quero
Amor não dê ouvidos
Por favor me perdoa
Tô morrendo de paixão...

Eu quero ver você sofrer
Só pra deixar de ser ruim
Eu vou fazer você chorar, se humilhar
Ficar correndo atrás de mim....(2x)

Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Tudo que eu queria
Era saber por quê?!?
Tudo que eu queria
Era saber por quê?!?

Estudo da música VOCÊ NÃO VALE NADA MAS EU GOSTO DE VOCÊ,

1. Essa música possui duas vozes. Quais são?

2. Em que estrofes fala a primeira voz? E em qual delas fala a segunda?

3. Qual é a situação de comunicação que está retratada na música?

4. Entre os registros que o dicionário Houaiss tem para o verbo brincar, estão: 1. não falar a sério; gracejar; 2. fazer zombaria; debochar; 3. não demonstrar interesse; não dar importância; não levar (algo) a sério; 4. agir com leviandade ou imprudência. Como você explica essa palavra pelo verso “Você brincou comigo”?

5. Faça uma pequena história que ilustre a expressão “Bagunçou a minha vida”.

6. Observe o verso: “Seu sangue é de barata”. Você já deve ter ouvido essa expressão em outros momentos. Sabe o que significa?

7. O que significa, nessa situação, ter “boca de vampiro”?

8. Observe novamente o seguinte trecho:
Um dia eu lhe tiro
De vez do meu coração.
Aí não mais te quero
Amor não dê ouvidos
Por favor me perdoa
Tô morrendo de paixão...

a) Entre os três primeiros versos e os três últimos, o eu-lírico se mostra indeciso, em conflito. Qual é a indecisão que ele vive?

b) Que expressão mostra o momento em que ele muda de ideia?

c) Que expressão mostra que o eu-lírico se coloca em situação de inferioridade em relação à sua amada?

d) Observe o uso dos pronomes e dos verbos. Quais estão em 2ª pessoa? E quais estão em 3ª pessoa? Essa mistura acontece em outras partes da música? Onde?

9. Muitas vezes, a música se confunde com a poesia. Na sua opinião, este é o caso desta música, ou seja, você acha que “Você não vale nada, mas eu gosto de você” é também um poema? Por quê?
10. Você gosta desta música? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário