quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E BLOGS

No dia 08 de julho, fizemos a 6ª oficina do Programa Gestar II, desta vez, pela manhã, na EMEF Vila Nova, e pela tarde, na EMEF Osvaldo Cruz. Essa mudança de lugar (as reuniões normalmente são no Parque da Oktoberfest) se deve ao especial objetivo desta oficina: concretizar a construção dos blogs individuais dos cursistas. Por isso, precisamos dos Laboratórios de Informática dessas escolas.

***
Antes de começarmos a atividade com os blogs, porém, estudamos os critérios de avaliação das provas diagnósticas de redação que seriam aplicadas no município. São duas planilhas diferentes: uma para 6º e 7º Anos e outra para 8º e 9º Anos.
Abaixo estão as propostas e as respectivas planilhas de critérios da avaliação.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Você acabou de ler uma história em quadrinhos que contou um fato vivido por Chico Bento. Agora, conte o que aconteceu com Chico Bento, as galinhas e sua mãe em forma de texto narrativo. Não se esqueça de criar um narrador e de criar diálogos entre os personagens! Também não se esqueça do modo típico de Chico Bento e sua mãe falarem.
***
Quanto ao conteúdo
Bom
Suficiente
Insuficiente
a) atendeu à proposta da criação de um texto narrativo?
b) mencionou todos os fatos apresentados nos quadrinhos?
c) mencionou o local onde se passa a história?
d) citou todos os personagens envolvidos?
e) criou um narrador?
f) criou diálogos?
g) observou o dialeto “caipira” na fala dos personagens?
Quanto à revisão linguística
a) atendeu às normas ortográficas na fala do narrador?
b) pontuou corretamente o texto?
c) organizou-o em parágrafos?
d) tendeu a normas gramaticais como concordância e regência na fala do narrador?
e) utilizou recursos de coesão, tais como articuladores, pronominalizações, substituição vocabular e elipses?
Quanto à apresentação
a) deu um título adequado à história?
b) apresentou uma letra legível?
c) organizou seu texto observando o espaço destinado na folha dada?

***
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Você deverá agora redigir um texto escolhendo uma das duas propostas apresentadas abaixo. Antes de iniciar a escrita, porém, observe alguns aspectos importantes, como para quem você irá escrever, ou seja, quem será (ou serão) o(s) leitor(es) do seu texto, qual o tipo de linguagem que esse destinatário requer, que argumentos vai selecionar para convencê-lo da veracidade das suas afirmações. Não esqueça também de fazer a revisão do seu texto, relendo-o e, se necessário, corrigindo a ortografia, a pontuação, a organização das ideias, a seleção do vocabulário, para só então passá-lo a limpo. Mãos à obra e bom trabalho!
1ª proposta: Escreva uma carta a alguém declarando e justificando a sua posição diante do consumo de drogas, quer as lícitas como as ilícitas.
2ª proposta: Redija um texto falando sobre a importância da preservação ambiental para a existência do planeta. Para isso, você poderá se valer de outros textos que contenham dados importantes para comprovar o que você diz.

***

CONTEÚDO DO TEXTO
Bom
Suficiente
Insuficiente
1. O texto apresenta introdução?
2. É evidente a tese a ser defendida?
3. Os argumentos foram bem selecionados e desenvolvidos?
4. Houve graduação dos argumentos?
5. Os argumentos e contra-argumentos estão bem organizados?
6. Os articuladores lógicos foram utilizados com precisão?
7. Há proposta de uma conclusão?
8. A seleção lexical foi adequada?
UTILIZAÇÃO DO CÓDIGO ESCRITO
1. As orações estão bem estruturadas?
2. Os parágrafos do texto estão bem organizados?
3. A pontuação está adequada?
4. As regras ortográficas foram respeitadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário