segunda-feira, 6 de julho de 2009

OFICINA 4: PROPOSTA COM MÚSICAS

Para encerrar o estudo do TP3, sobre gêneros e tipos textuais, escolhi fazer uma atividade mais prática. Era necessário aliviar um pouco depois de estudar Vygotsky…
Levei três músicas que estão sendo muito tocadas nas rádios: Você não vale nada, mas eu gosto de você (Calcinha Preta), Chora, me liga (João Bosco e Vinícius) e Deus e eu no sertão (Victor e Leo)[1].
Pois é, na verdade verdadeira, essas não são músicas exatamente que eu diria que me agradam, mas… acho que a oficina sobre essas músicas arrebentou! Não digo só pela parte que me toca, modéstia à parte, mas o envolvimento dos professores-cursistas foi excelente!!! O clima da oficina ficou diferente…
O fato é que eu elaborei, com base no referencial teórico do TP3, algumas questões para o estudo dessas três músicas, dirigidas para alunos. Mostrei um vídeo de cada música (tudo do YouTube). Para mostrar a primeira música, escolhi a apresentação do Calcinha Preta no Faustão (que horror!…) e o clipe da música para divulgar o filme Chega de Saudade. A segunda música foi colocada através de uma ilustração feita no Paint, que sugere uma atividade bastante interessante para fazer tanto no Laboratório de Informática, quanto na sala mesmo, com folha A4. A terceira música é uma cena da novela das 6h em que Vítor e Leo fazem uma participação especial. É bacana.
As atividades e as letras estão disponíveis abaixo dos vídeos.
Carregue os vídeos acima, vale a pena.
[1] Não sei quem são os compositores. Esses, indicados entre parênteses são os intérpretes que escolhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário