segunda-feira, 6 de julho de 2009

O GESTAR II E OS PLANOS DE ESTUDO: COMO CONCILIAR? uma proposta de metodologia de planejamento (parte 1)

As atividades do Gestar II têm provocado algumas inquietações. ¿Como dar conta das atividades propostas pelo material do programa sem deixar de lado os Planos de Estudo? ¿Como ensinar a gramática, se muito pouco aparecem questões sobre isso no material? ¿Será que vão aparecer essas questões mais adiante? ¿Quando vamos trabalhar mais com a gramática? ¿Se, nos planos de estudo, o ensino de gramática é que é privilegiado nos conteúdos, como trabalhar com o Gestar? Como Jack Estripador, vamos por partes.
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Primeiramente, temos que esclarecer o que é e o que não deve ser trabalhar com a gramática no texto. Para isso, temos que discutir o caminho metodológico de planejamento. Tradicionalmente, o planejamento inicia (1) na escolha do conteúdo a ser trabalhado, por exemplo, adjetivos. Em seguida, se quisermos trabalhar com o texto, devemos (2) escolher o texto a ser estudado. Só então, é que (3) se elaboram as questões que abordam adjetivos no texto em estudo. Portanto, o caminho tradicional que o professor percorre para planejar é o seguinte:
Escolha do conteúdo => Escolha do texto => Elaboração das questões
Esse caminho limita o estudo do texto por diversos motivos:
1. Ao escolher o texto em função de um conteúdo, vinculamos demais o texto a um conteúdo gramatical específico, limitando as qualidades linguísticas do texto, uma vez que, sem dúvida, muitos outros conteúdos gramaticais poderiam ser trabalhados com aquele texto.
2. Isso traz uma consequência trágica no que se refere à concepção do trabalho com gêneros textuais. Se o texto é escolhido para trabalhar com adjetivos, por exemplo, a situação comunicativa pressuposta parece estar mais ligada a uma aula de Português do que à situação real de produção, o que é absurdo.
3. Pensando o conteúdo primeiro, por um lado, deixa-se de lado todos os conteúdos que podem ser interessantes para a interpretação do texto em análise, por outro, forçam-se algumas atividades para trabalhar com determinado conteúdo, sem que elas necessariamente sirvam para construir a significação do texto. Volta-se, então, à gramática pela gramática.
Outro caminho que proponho:
Escolha do texto => Estudo do texto => Levantamento de conteúdos gramaticais => Elaboração de questões (gramaticais ou não) que sirvam à significação do textoEsse caminho inicia com (1) a escolha de um texto que o/a professor/a pense ser significativo para trabalhar com determinada turma. Depois, ele/a faz (2) uma leitura atenta do texto para (3) observar que elementos gramaticais chamam a atenção na construção da significação e da corporificação estética do texto. Por fim, (4) elaborar questões, utilizando os conteúdos gramaticais que realmente se destacam na construção do significado do texto.

3 comentários:

  1. Adorei, apesar de já termos conversado sobre o assunto nas nossas aulas, é muito bom ver escrito um assunto que sempre tirou o sono do prof de português: gramática e texto e conteúdo e etc e tal...

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  2. Cassiano está angústia e geral, nossa também. Gostei muito da forma que você fez as colocações acerca do estudo da língua e o gestar. Tomei a liberdade e compartilhei teu blog com as professoras cursistas de Humaitá, foi muito bom. Parabéns!

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  3. Oi Cassiano, adorei este post! Gostaria de pedir autorização para "copiar" o que você escreveu e passar para meus professores cursistas, pois, eles estão muito preocupados com este assunto.
    Ah! Obrigada pelo comentário que vc deixou...

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